Alimentação caseira canina

  • Aug 05, 2021
  • By Dr. PawNatural©
  • 0 Comments

Alimentação caseira canina

Para que cresçam fortes e saudáveis, os cães necessitam de alimentos e nutrientes diferentes diariamente. 

Cada vez mais, os tutores têm a preocupação com a alimentação dos seus pets, procurando dar-lhes alimentos variados e ricos em nutrientes. Sabia que à alimentação natural Paw Natural, poderá aliar uma dieta balanceada com refeições preparadas em casa?

 

Dedique mais tempo à confeção de refeições para o fiel amigo, levando em consideração as seguintes recomendações que o irão ajudar:

  • Alimentos Crus

Alguns alimentos crus não são recomendados, pois podem conter bactérias que induzem a infeções alimentares ou doenças nos animais (por exemplo, patógenos nas carnes cruas). Uma solução poderá passar por dar alimentos crus, desde que sejam congelados durante sete dias em temperaturas abaixo de -8ºC. Se os alimentos que não forem consumidos pelo seu pet até 20 minutos, devem ser descartados.

 

  • Roer ossos

Roer ossos é sinónimo de felicidade canina. Contudo, ingerir um pedaço de osso (principalmente quando cozido junto com a carne) pode causar feridas graves no interior do pet, podendo em alguns casos causar a morte. Por isso, escolha sempre alimentos seguros para o seu pet.

 

  • Preparação dos alimentos

É recomendável que a preparação dos alimentos seja feita em água ou vapor, evitando o uso de óleo ou azeite. Se pretender adicional sal ou óleo podem, faça-o no final, após os alimentos estarem prontos. 

 

  • Temperos

Ao contrário dos humanos, os cães têm um paladar bastante apurado e não precisam de uma variedade de temperos para apreciar o sabor dos alimentos. Algumas ervas frescas são benéficas na alimentação, mas alguns cães não reagem bem a esses ingredientes. A cebola possui substâncias perigosas e por isso, não deve ser utilizada no preparo, nem em pequenas quantidades. Por sua vez, o alho pode ser o tempero menos perigoso para os cães, quando utilizado em pequenas quantidades.

 

  • Legumes

Os legumes são essenciais na dieta canina. Possuem nutrientes que apuram o paladar e contribuem para a limpeza dos dentes. Vegetais como abóbora, batata, beterraba, cenoura, nabo, tomate são os legumes mais comuns e recomendados a adotar na alimentação do seu cão.  Alguns tubérculos como a batata devem ser cozidos e preparados como um puré.

 

  • Frutas

As frutas devem também ser mantidas por perto. A banana, pêra, manga, kiwi, mirtilo, são algumas das mais benéficas. Já as frutas cítricas (laranja e abacaxi), a uva e o abacate podem ser agressivas para o estômago. É importante que as frutas sejam sempre ser lavadas e tenha cuidado de retirar os caroços ou sementes, evitando possíveis engasgos ou obstrução no intestino. Ofereça a fruta em pedaços pequenos, especialmente as frutas ricas em açúcares, uma vez que os cães não metabolizam rápido o açúcar e seu consumo excessivo pode deixá-los muito acima do peso.

O primeiro passo para preparar refeições caseiras e saudáveis para o seu cão é falar com um profissional. Apenas um médico-veterinário experiente em nutrição animal poderá indicar os alimentos maléficos e benéficos que deve usar na dieta do seu cão. Por isso, não hesite em pedir o apoio de um nutricionista veterinário na escolha dos alimentos certos e quantidade de calorias que o cão deve ingerir diariamente.

Quer mudar a rotina alimentar do seu amigo de quatro patas e não sabe por onde começar? Na Paw Natural encontrará opções de alimentos naturais, 100% feitos à base carne e ricos em nutrientes!

Arquivo

Artigo Recente

Recent Post
Dec 08, 2021

Patudo Seguro

Recent Post
Nov 22, 2021

Traquinices c...

Recent Post
Oct 04, 2021

Higiene Oral ...

Recent Post
Sep 09, 2021

A importância...

Recent Post
Aug 05, 2021

Alimentação c...