Dezembro traz consigo momentos quentes junto à lareira e uma época absolutamente mágica: o Natal! É nesta altura do ano que mudamos a decoração da Casa, preenchemos o canto da Sala com a árvore de Natal, iluminamos o jardim e a varanda e juntamos a família e os amigos à mesa!
Contudo, temos de garantir que esta época não põe em causa o bem-estar nem a segurança dos nossos amigos de quatro patas.
Debaixo da árvore pode ter presentes que não são adequados para cães, nomeadamente objetos que partem ou que são frágeis. Se o seu patudo é um verdadeiro roedor, saiba que laços e fitas de presentes podem causar sérios danos se forem ingeridos. Por isso, tenha o cuidado de colocar os presentes em locais que não sejam alcançados pelo seu cão, evite que tenham adereços, garanta que têm tamanho para não serem engolidos e prefira materiais mais resistentes. Se oferecer presentes a pessoas que tenham animais de estimação, pode colocar uma etiqueta que indique que o presente não é pet-friendly.
Muitas pessoas mantém a tradição de colocar um azevinho em casa nesta altura natalícia. Se é o seu caso, tenha atenção que esta planta pode ser tóxica e venenosa para os cães.
Todos gostamos de uma boa sobremesa e de doces natalícios. Contudo, muitos destes doces de Natal contém ingredientes que não podem ser ingeridos por cães. A uva-passa, álcool, chocolate, bem como alho e cebola são alguns dos alimentos que se devem manter longe dos cães. Não partilhe os doces com o seu patudo, nem os deixe à feição de ele os provar.
Todos gostamos de ver a casa e a árvore de Natal iluminada, com luzes de Natal. Mas tome atenção, pois os componentes elétricos podem ser perigosos para o seu patudo e restante família. Em relação à passagem de ano, prepare um local confortável e recatado para o seu cão, de modo a minimizar o efeito de som do fogo de artifício. Este barulho pode causar agitação, medo e perturbar o bem-estar do seu fiel amigo.
O Natal é uma época em que devemos mostrar o nosso amor por aqueles que nos são especiais. Podemos fazê-lo com afeto ou dar um presente que os deixe animados e felizes. O seu amigo de quatro patas também merece esse carinho. Como presente poderá oferecer-lhe aquele brinquedo que sabe que ele tanto quer ou uma meia recheada de snacks ou alimentos saudáveis que o satisfaçam. Para tornar o momento de abertura de prendas mais divertido, poderá esconder os presentes na casa e fazer uma casa ao tesouro. Natal é também alegria e boa-disposição!
Com estes cuidados, garantimos que o seu Natal será mais seguro.
Desejamos que o seu patudo e tutor tenham um feliz Natal e um próspero Ano Novo!